Com a sua forma baixa e o uso de madeira natural, esta interpretação contemporânea de uma tradicional casa de apoio a meio do percurso convida os golfistas a descansar e a recarregar energias antes de prosseguirem o jogo.
Localização | Thornhill, Ontário, Canadá
Área | 41 m²
Conclusão | 2024
Fotografia | Scott Norsworthy
O Pavilhão de Golfe, localizado a meio do campo, funciona como um ponto de descanso que oferece comodidades como snacks, bebidas e instalações sanitárias. Projetado pelo coletivo Dubbeldam Architecture + Design como uma estrutura geométrica rigorosa inserida numa paisagem natural, o pavilhão tem uma área de implantação de 41 m², abrigada sob um prolongado beiral de cobertura que duplica efetivamente a área útil, atraindo os golfistas.

A cobertura assimétrica, mais pesada na parte posterior, transmite um sentido direcional em direção ao próximo buraco. Na aproximação, um painel metálico com barras angulares faz referência aos tacos no saco de golfe e oculta discretamente as portas das instalações sanitárias.

O pavilhão foi concebido como uma “folly” funcional no parque. A sua cobertura baixa e horizontal destaca-se como um marco para os golfistas, ao mesmo tempo que dá primazia visual às árvores, ao lago e à vegetação ondulante envolvente.

Pensado sobretudo para breves períodos de descanso, a implantação e o paisagismo do pavilhão direcionam a atenção de volta para o campo: a estrutura e os assentos exteriores estão orientados para oferecer vistas sobre o fairway e o lago de irrigação adjacente.

O pátio que envolve o pavilhão ecoa o contorno da cobertura, com pavimentos dispostos em padrão espinha-de-peixe que valorizam o trabalho artesanal dos materiais, criando uma ampla área exterior coberta capaz de acolher confortavelmente grupos maiores. No interior, balcões de autosserviço para refrescos garantem um fluxo eficiente, evitando atrasos para os golfistas à medida que continuam o jogo.



O desenho e os materiais são utilitários e robustos, cumprindo a sua função enquanto transmitem caráter e um sentido de leveza lúdica. A madeira quente, em contraste com elementos metálicos e de pedra, evoca uma estética clássica renovada que se alinha com a expressão arquitetónica global do clube.

Segundo a sócia do ateliê, Heather Dubbeldam, “as trepadeiras floridas irão crescer e subir pelo painel metálico na entrada nascente, acrescentando outra textura ao pavilhão ao longo do tempo. As barras verticais do painel fazem uma referência lúdica à forma dos tacos num saco de golfe, ao mesmo tempo que ocultam subtilmente as portas das instalações sanitárias.” Inseridos no campo arborizado, os materiais brutos do pavilhão destacam-se, permitindo que a estrutura se afirme como uma joia na paisagem.

Como o pavilhão foi concebido para uso sazonal, evitaram-se sistemas HVAC convencionais, permitindo uma ligação mais significativa entre o interior e o exterior. A iluminação natural é maximizada, e grandes janelas operáveis facilitam a ventilação cruzada, reforçada por ventiladores de teto para maior conforto — reduzindo em conjunto as necessidades energéticas de iluminação e climatização.

O isolamento térmico, as barreiras de ar e vapor e os sistemas convencionais de aquecimento e arrefecimento foram omitidos para se adequarem à sua função sazonal, reduzindo significativamente a pegada de carbono do pavilhão. Em vez de caleiras, a água da chuva escorre da cobertura para uma faixa de seixos rolados em redor da estrutura, permitindo a infiltração no solo e reduzindo o escoamento superficial. A utilização de construção em madeira reforça o compromisso com a minimização do impacto ambiental.

O Ladies’ Golf Club of Toronto mantém uma herança centenária como o único clube de golfe exclusivamente feminino da América do Norte. O Pavilhão de Golfe é uma das várias novas estruturas construídas no campo, como parte de um plano diretor mais amplo e de um investimento orientado para o futuro do clube. Com um orçamento modesto, o pavilhão é o primeiro edifício contemporâneo do local, estabelecendo um novo legado e introduzindo uma sensação de renovação num clube histórico.
Dubbeldam Architecture + Design – Perfil do Atelier
Dubbeldam Architecture + Design é um estúdio de design multidisciplinar empenhado na criação de projetos ponderados que incorporam abordagens sustentáveis. Com um portefólio diversificado que abrange uma ampla variedade de tipologias, o seu trabalho vai desde habitações, projetos residenciais multifamiliares, espaços de trabalho, hotelaria e edifícios de uso misto, até ao design de paisagem e instalações arquitetónicas.
Com mais de 100 prémios de design e amplo reconhecimento em publicações nacionais e internacionais, a Dubbeldam é vencedora do Prémio de Roma Profissional do Canada Council for the Arts e do Prémio de Prática Arquitetónica 2024 do Royal Architectural Institute of Canada, duas das mais altas distinções para práticas de arquitetura no Canadá. Com um compromisso com a excelência do design e um foco na sustentabilidade e no bem-estar na arquitetura, a Dubbeldam é reconhecida pela criação de soluções de design inovadoras, únicas e ambientalmente responsáveis para viver, trabalhar e lazer.